Como-descartar-corretamente-resíduos-classe-I-e-II---Guia

Como descartar corretamente resíduos classe I e II – Guia 2022

Descarte correto de resíduos classe I e classe II

Para que o processo correto de descarte de resíduos da sua empresa seja profissional e eficiente, é primeiro necessário fazer a correta classificação de cada tipo de resíduo na sua classe específica, Classe I ou Classe II.

O descarte correto de resíduos de classe I e classe II faz parte da rotina de qualquer empresa ou indústria. Diferente do “lixo” tradicional ou outros materiais orgânicos, estes resíduos precisam de um processo de logística e tratamento adequado, pois representam uma vulnerabilidade ambiental e também uma vulnerabilidade social.

Isso porque os resíduos classe I e classe II, sejam de origem industrial ou não, exigem o respeito de normas específicas para coleta, transporte, descarte e /ou tratamento, de acordo com as características físico químicas de cada tipo de resíduo.

Vamos entender um pouco mais sobre essas categorizações agora!

Caso queira saber mais sobre as normas de classificação dos resíduos sólidos, veja direto o conteúdo da ABNT aqui.

O que são Resíduos Classe I ?

Resíduos Classe I são todos aqueles resíduos considerados perigosos, mas calma lá, isso não quer dizer necessariamente que estamos falando de produtos corrosivos, reativos, cortantes ou inflamáveis, mas que simplesmente, lidar com eles de maneira inadequada é problemático.

Veja alguns exemplos de resíduos perigosos classe I e seus riscos:

  • Material hospitalar ou de serviços de saúde (contém patógenos, podem conter material genético de outra pessoa ou produtos químicos perigosos);
  • Restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas e são poluentes);
  • Resíduos químicos no geral (Podem ser corrosivos e tóxicos, podem reagir com outra substância e virar outro composto, mais perigoso);
  • Lâmpadas fluorescentes (contém mercúrio nos componentes internos, podem contaminar o ambiente em caso de vazamento);
  • Pilhas e baterias (têm componentes metálicos em sua composição que podem ser corrosivos e tóxicos de acordo com os elementos aos quais são expostas).
  • Lodo de estação de tratamento de efluentes ou de aterro sanitário (pode haver contaminação com vírus e bactérias, além de toxicidade devido a concentrações superiores ao normal de agentes químicos).

É bom esclarecer que o grau de periculosidade de um resíduo não tem haver somente com o quanto ele é perigoso para o ser humano com contato direto, mas também o seu risco ambiental e/ou social.

O melhor exemplo disso é uma pilha ou bateria, por exemplo, que em seu estado e uso normal não representa risco. Porém, durante sua deterioração, pode liberar materiais tóxicos e corrosivos que, sim, representam risco à saúde e ao meio ambiente.

Transporte e descarte de Resíduos Classe I

O Transporte e descarte dessa classe de resíduos é uma operação complexa justamente por causa disso, cada tipo de resíduo exige um cuidado e uma logística especial para a sua coleta, transporte e descarte ou tratamento.

Isso porque é necessário garantir que durante todos esses processos, os resíduos industriais permaneçam estáveis e que não haja risco de exposição ou contaminação, seja do meio ambiente ou dos profissionais envolvidos na operação. 

Isso quer dizer também, é claro, que empresas e negócios com mais de um tipo de resíduo precisam de soluções e serviços eficientes para cuidar de toda essa operação, que pode ficar extremamente complexa.

É aí que entram empresas como a Transportadora Reversa, que auxiliam desde a categorização dos resíduos até o seu destino final, cuidando da coleta, transporte e descarte, resolvendo o problema sem dor de cabeça e com total segurança.

Para falar sobre transporte, descarte ou características dos resíduos  da sua empresa com a Transportadora Reversa, clique aqui.

O que são Resíduos Classe II ?

Os Resíduos Classe II são todos os resíduos que não ficam categorizados na classe I e que, portanto, não são considerados perigosos.

É necessário esclarecer que embora eles não sejam considerados perigosos, isso não quer dizer que sua manipulação, transporte e condicionamento não contenham riscos à saúde pública ou ao ambiente.

Os resíduos Classe II não possuem os fatores de periculosidade típicos dos resíduos classe I, como toxicidade, corrosividade, inflamabilidade ou contaminação, mas ainda sim, exigem cuidados especiais para a coleta, transporte, tratamento e/ou descarte.

Para entender como classificá-los ainda melhor, também é necessário informar que diferente dos resíduos de Classe I, os de Classe II também possuem duas subcategorias: Resíduos de Classe II A (não inertes) e Resíduos de Classe II B (Inertes).

Vamos conhecer mais sobre essa subdivisão agora.

Resíduos de Classe II A – Não inertes

Esses resíduos, como o nome da categoria sugere, são resíduos que, embora não sejam considerados perigosos, ainda possuem algum grau de reação química ao ambiente, o que pode gerar riscos e impacto ambiental.

São aquelas substâncias que podem atrair insetos ou outros animais hospedeiros de vírus ou bactérias a locais indesejados, diluir-se na água poluindo a mesma ou simplesmente representar algum risco a Saúde humana em caso de acidentes, veja alguns exemplos:

  • Resíduos orgânicos da indústria alimentícia (podem aumentar a concentração de moscas, baratas, ratos e outros animais nocivos a saúde ou que representam riscos de zoonose);
  • Placas de gesso e outros materiais de construção ausentes na Classe I (podem diluir na água, poluindo a mesma, ou causar lesões durante sua manipulação incorreta);
  • Fibras de vidro (podem causar acidentes durante a manipulação ou obstruir bueiros e drenos durante uma cheia, por exemplo).

Todos esses são exemplos simples, que mostram que todo o resíduo merece atenção e o descarte correto para evitar acidentes e impactos ambientais.

Resíduos de Classe II B – Inertes

Diferentes dos não inertes, os resíduos inertes da classe II B possuem pouca capacidade de reação ou simplesmente não reagem ou sofrem mudanças físico químicas de acordo com a temperatura ambiente ou em contato com água. 

Ou seja, esses resíduos não se alteram e mantêm sua composição e estabilidade ao longo do tempo, o que os torna mais seguros para o transporte até aterros sanitários ou estações com sistemas de tratamento para descarte ou reciclagem.

Veja alguns exemplos de resíduos classificados como resíduo inerte II B :

  • Sucatas de ferro;
  • Lodos provenientes de processos industriais
  • Itens compostos de aço ou alumínio;
  • Entulhos plásticos não reagentes.

Transporte e descarte de Resíduos Classe II

Embora considerados mais seguros que os Resíduos Classe I, os resíduos de classe II também apresentam diversos desafios na hora do transporte e descarte ideal, principalmente pela caracterização de maneira adequada dos resíduos no momento da separação.

Por abranger uma gama maior de resíduos, os resíduos de classe II também precisam de uma classificação minuciosa e de uma logística impecável para não causar problemas durante a operação.

Sejam eles de Classe II A ou Classe II B, os resíduos do seu negócio irão precisar de um serviço muito profissional e capacitado, não somente para dar fim aos mesmos, mas para também fazer tudo isso seguindo os devidos rigores da Lei.

Isso é muito importante, pois problemas com esse tipo de serviço podem gerar multas, publicidade negativa e muita dor de cabeça quando não são resolvidos por uma equipe profissional, bem equipada e devidamente capacitada.

Lembre-se: onde a geração de resíduos é inevitável, a gestão de resíduos é indispensável.

Descarte corretamente resíduos classe I e II com a Transportadora Reversa

Felizmente, se você procura uma maneira ágil, fácil e muito eficiente de destinar seus resíduos, você está no lugar certo.

A Transportadora Reversa já tem mais de 20 anos de experiência e excelência no transporte de resíduos e no processo de gerenciamento e logística reversa desse tipo de serviço.

Então poupe seu tempo, seu dinheiro e dor de cabeça, fale agora mesmo com um de nossos especialistas para ter ajuda com:

  • Esclarecer o processo necessário para categorização e classificação de resíduos;
  • Toda a documentação necessária para o serviço;
  • Adequação a Política Nacional de Resíduos Sólidos e outras normas brasileiras;
  • Orçar o transporte, a coleta de resíduos e o descarte;
  • Destinação de Resíduos Classe I e II;
  • Conhecer nossos equipamentos e soluções;
  • Contratar uma das melhores empresas do Brasil em transporte de resíduos.

Clique no botão “FALAR COM ESPECIALISTA” ou utilize o ícone do WhatsApp no canto inferior direito da tela para prosseguir com o atendimento direto por Whatsapp.